The three crosses -1653 (1653, 385 x 450 mm-Agua forte)**
Falar sobre
Rembrandt é evocar o que a arte tem de melhor, de mais sincero e
nobre. Sincero, porque ele seguiu suas próprias regras. Uma arte
comprometida com ela mesma. Nobre, porque apesar de tantos infortúnios em sua
vida ele seguiu adiante com sua arte, tornando-a cada vez melhor, em
significado, dignidade e importância.
Necessário
esclarecer antes de mais nada a respeito do mito, da lenda que inevitavelmente
emerge em torno dos artistas em geral e especificamente no caso de Rembrandt
pela falta objetiva de registros sobre sua vida.
Muito pouco
se sabe sobre fatos reais e muito se especulou a respeito dos acontecimentos ao
longo de sua vida. Durante muitos anos Rembrandt foi retratado romanticamente
por vários autores e estudiosos da arte e essa perspectiva teve alguma
influência no modo de ver sua obra. No meu próprio modo, devo
confessar.
Sua vida
privada foi um turbilhão de sucessos e fracassos, mas não apagaram seu brilho e
sua obstinação. Seus dramas pessoais foram marcados por grandes e importantes
perdas ao longo de sua vida mas acima de tudo, foi um ser que superou a si
próprio. Suas aflicoes e dissabores enalteceram e engrandeceram seu
espírito e por consequência seu trabalho. Isso aparece óbvio diante de cada
obra sua. Especialmente os auto retratos da fase madura em que o olhar e o semblante do homem, espelham a nossa própria condição humana.
Rembrandt nasceu
em Leiden, em 15 de Julho de 1906. Apesar de família simples, estudou na Escola
de Latim onde recebeu uma formação clássica em latim, nas Escrituras Bíblicas e
nos pensadores antigos. Cedo descobriu sua vocação e se tornou aprendiz de Jacob van Swanenburch, um obscuro pintor em Leiden. Mais tarde, em Amsterdam,
foi aluno do já consagrado pintor Pieter Lastman. Absorveu rapidamente tudo o
que lhe interessava e pouco tempo depois estabeleceu-se em Leiden como pintor
independente, com seus próprios alunos e estilo.
Em 1631
mudou-se para Amsterdam, naquela época um local prospero e importante devido as
conquistas e ao comercio marítimo da
Holanda. A compra e venda de arte era um abundante e promissor negocio. Ricos
mercadores eram os mecenas da arte numa época em que a Igreja e a Aristocracia já nao faziam mais essa papel. A oferta de arte era tão abundante na Holanda que
ate mesmo as pessoas comuns podiam comprar uma peca de arte. Os artistas
proliferavam e pintavam e vendiam como nunca antes.
Rembrandt usufruiu
abundantemente daquele momento. Desfrutou fama e dinheiro sendo um dos mais
bem sucedidos artistas na época. Sua vida
pessoal no entanto foi marcada por perdas e infortúnios.
Em 1634 casou-se com Saskia van Uylenburgh, prima de um
negociante de artes de sucesso. Saskia deu à luz quatro filhos, mas apenas o
último, Titus, sobreviveu. Em 1642 Saskia veio a falecer com apenas 30 anos. A
vida domestica de
Rembrandt passa a contar com Geertje Dircks uma ama de leite do filho
Titus - que provavelmente já vivia na casa antes de Saskia falecer. Conjeturas de que Geertje e Rembrandt
eram amantes proliferavam, o que mais tarde traria muita adversidade a vida do pintor.
Em torno de
1647 uma nova personagem entra na vida de Rembrandt: Hendrickje Stoffels.
Contratada como empregada domestica, ela acabaria se tornando sua esposa
e com a qual teve uma filha, Cornelia. Foi sua companheira nos momentos
mais difíceis da sua vida.
Enciumada,
Geertje o leva aos tribunais exigindo indenização por uma promessa de casamento
nao cumprida. Rembrandt por sua vez a acusa de roubar as joias da falecida
esposa Saskia. Rembrandt é condenado a pagar uma indenização anual a Geertje. Ela
por sua vez também é condenada e enviada para uma ‘casa de correção’ algo
como um hospício, onde permaneceu por 5 anos.
Self portrait with beret and turned up collar. 1659.
O
sucesso financeiro de Rembrandt, o levou a viver uma vida de abundância e extravagâncias e a gerir mal seus recursos. Resultando na sua falência
financeira em torno de 1656. De artista renomado e rico ele passou a dever até
mesmo sua própria casa.
Um
inventário de sua coleção de arte e antiguidades, tirada antes de um leilão
para pagar suas dívidas, mostrou a amplitude dos interesses de Rembrandt:
escultura antiga, pinturas renascentistas e italianas, arte do Extremo Oriente,
obras holandesas, armas e armaduras. Infelizmente, os resultados do leilão -
incluindo a venda de sua casa - foram decepcionantes.
Seu infortúnio no entanto não terminou por ai. Em 1662 sua amada Hendrickje com quem viveu por mais de 15 anos veio a falecer. Mais tarde, em 1668 foi a vez de seu filho Titus, com apenas 27 anos de idade. Onze meses depois , em 4 de Outubro de 1669, Rembrandt morreu em Amsterdam.
Seu infortúnio no entanto não terminou por ai. Em 1662 sua amada Hendrickje com quem viveu por mais de 15 anos veio a falecer. Mais tarde, em 1668 foi a vez de seu filho Titus, com apenas 27 anos de idade. Onze meses depois , em 4 de Outubro de 1669, Rembrandt morreu em Amsterdam.
Particularmente
entendo o homem Rembrandt um ser como qualquer um de nós, sujeito as
vicissitudes da vida. O sofrimento o atingiu de um modo natural e orgânico como afetaria
qualquer um de nós.
Portanto o sofrimento deixa de ser categorizado na ordem do
"mito" e nos conectamos imediatamente ao homem.
Estar diante de um
Rembrandt é impossível ao espectador não entrar em devaneio, sonhar
acordado e divagar diante de seu chiaroscuro, da qualidade evocativa de
suas luzes e sombras. O significado da sua obra esta muito além do
emprego adequado e genial da técnica. Tem algo que transcende toda a explicação
teórica, toda critica e conhecimento racional sobre aquilo que ele produziu. Somente
tendo a oportunidade de conhecer pessoalmente suas obras é possível ter um
certo entendimento sobre seu significado.
A
Woman bathing in a Stream (Hendrickje Stoffels?), 1654
*Gravura- técnica que se utiliza de matrizes de superfície dura como madeira, pedra ou metal - onde sao feitas incisões, corrosões e talhos com instrumentos e materiais especiais. Depois de preparada a matriz o artista faz impressões sobre papel (ou outro material). Geralmente as gravuras tem tiragem limitada em exemplares iguais, numerados e assinados. A primeira impressão, chama-se prova de estado ou prova do artista. Existem diferentes tipos de gravuras em função do material empregado: litografia (matriz em pedra), gravura em metal, xilogravura (madeira), serigrafia.
** A obra que ilustra este texto: The Three Crosses,1653. (385mm x 450mm)
Nesta cena bíblica Rembrandt mostra a crucificação de Jesus no Monte Golgota. Toda a composição foi desenhada com ponta seca e buril diretamente sobre a chapa de metal (matriz).
A técnica de gravura utilizada foi a agua forte.
*Sites de gravura: http://www.cantogravura.com.br/
http://www.artlex.com/ArtLex/e/engraving.html (em ingles)
É sempre muito importante preservarmos a memória enaltecendo esses gênios da história da humanidade.
ReplyDeleteCadinho RoCo
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ReplyDeleteCheguei até seu blog através de um comentário seu que li no portal PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL.
ReplyDelete-
Gostei muito de tudo que li e vi aqui, pretendo voltar sempre!
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Parabéns pelo blog e pelo privilégio (inveja!) de ver obras de Rembrandt de perto.
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Saudações diretas do sertão de PE
Tárcio Oliveira
www.tarcioviuassim.blogspot.com
www.nacaocultural.pe.gov.br/tarciooliveira
Parabéns pelo que você escreve, adorei seu espaço...
ReplyDeleteA pintura é magnífica e foi legal conhecer um pouco mais sobre Rembrandt.
Lidiane
http://liddyoliveira.blogspot.com/
Good dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.
ReplyDeletepaxil