Saturday 1 August 2009

Rembrandt o homem e a obra


The three crosses -1653 (1653, 385 x 450 mm-Agua forte)**



Falar sobre Rembrandt é evocar o que a arte tem de melhor, de mais sincero e nobre. Sincero, porque ele seguiu suas próprias regras. Uma arte comprometida com ela mesma. Nobre, porque apesar de tantos infortúnios em sua vida ele seguiu adiante com sua arte, tornando-a cada vez melhor, em significado, dignidade e importância. 
Necessário esclarecer antes de mais nada a respeito do mito, da lenda que inevitavelmente emerge em torno dos artistas em geral e especificamente no caso de Rembrandt pela falta objetiva de registros sobre sua vida.
Muito pouco se sabe sobre fatos reais e muito se especulou a respeito dos acontecimentos ao longo de sua vida. Durante muitos anos Rembrandt foi retratado romanticamente por vários autores e estudiosos da arte e essa perspectiva teve alguma influência no modo de ver sua obra. No meu próprio modo, devo confessar.
Sua vida privada foi um turbilhão de sucessos e fracassos, mas não apagaram seu brilho e sua obstinação. Seus dramas pessoais foram marcados por grandes e importantes perdas ao longo de sua vida mas acima de tudo, foi um ser que superou a si próprio.  Suas aflicoes e dissabores enalteceram e engrandeceram seu espírito e por consequência seu trabalho. Isso aparece óbvio diante de cada obra sua. Especialmente os auto retratos da fase madura em que o olhar e o semblante do homem, espelham a nossa própria condição humana.



                                The Jewish Bride c.1665


 
Rembrandt nasceu em Leiden, em 15 de Julho de 1906. Apesar de família simples, estudou na Escola de Latim onde recebeu uma formação clássica em latim, nas Escrituras Bíblicas e nos pensadores antigos. Cedo descobriu sua vocação e se tornou aprendiz de Jacob van Swanenburch, um obscuro pintor em Leiden. Mais tarde, em Amsterdam, foi aluno do já consagrado pintor Pieter Lastman. Absorveu rapidamente tudo o que lhe interessava e pouco tempo depois estabeleceu-se em Leiden como pintor independente, com seus próprios alunos e estilo.

Em 1631 mudou-se para Amsterdam, naquela época um local prospero e importante devido as conquistas  e ao comercio marítimo da Holanda. A compra e venda de arte era um abundante e promissor negocio. Ricos mercadores eram os mecenas da arte numa época em que a Igreja e a Aristocracia já nao faziam mais essa papel. A oferta de arte era tão abundante na Holanda que ate mesmo as pessoas comuns podiam comprar uma peca de arte. Os artistas proliferavam e pintavam e vendiam como nunca antes.

Rembrandt usufruiu abundantemente daquele momento. Desfrutou fama e dinheiro sendo um dos mais bem sucedidos artistas na época.  Sua vida pessoal no entanto foi marcada por perdas e infortúnios. 
Em 1634 casou-se  com Saskia van Uylenburgh, prima de um negociante de artes de sucesso. Saskia deu à luz quatro filhos, mas apenas o último, Titus, sobreviveu. Em 1642 Saskia veio a falecer com apenas 30 anos. A vida domestica de Rembrandt passa a contar com Geertje Dircks uma ama de leite do filho Titus - que provavelmente já vivia na casa antes de Saskia falecer.  Conjeturas de que Geertje e Rembrandt eram amantes proliferavam, o que mais tarde traria muita adversidade a vida do pintor.

Em torno de 1647 uma nova personagem entra na vida de Rembrandt: Hendrickje Stoffels. Contratada como empregada domestica,  ela acabaria se tornando sua esposa e com a qual teve uma filha, Cornelia. Foi sua companheira nos momentos mais  difíceis da sua vida. 

Enciumada, Geertje o leva aos tribunais exigindo indenização por uma promessa de casamento nao cumprida. Rembrandt por sua vez a acusa de roubar as joias da falecida esposa Saskia. Rembrandt  é condenado a pagar uma indenização anual a Geertje. Ela por sua vez também  é condenada e enviada para uma ‘casa de correção’ algo como um hospício, onde permaneceu por 5 anos.




  Self portrait with beret and turned up collar. 1659.



O sucesso financeiro de Rembrandt, o levou a viver uma vida de abundância e extravagâncias e a gerir mal seus recursos. Resultando na sua falência financeira em torno de 1656. De artista renomado e rico ele passou a dever até mesmo sua própria casa.

Um inventário de sua coleção de arte e antiguidades, tirada antes de um leilão para pagar suas dívidas, mostrou a amplitude dos interesses de Rembrandt: escultura antiga, pinturas renascentistas e italianas, arte do Extremo Oriente, obras holandesas, armas e armaduras. Infelizmente, os resultados do leilão - incluindo a venda de sua casa - foram decepcionantes.
Seu infortúnio no entanto não terminou por ai. Em 1662 sua amada
Hendrickje com quem viveu por mais de 15 anos veio a falecer. Mais tarde, em 1668 foi a vez de seu filho Titus, com apenas 27 anos de idade.  Onze meses depois , em 4 de Outubro de 1669, Rembrandt morreu em Amsterdam.

Particularmente entendo o homem Rembrandt um ser como qualquer um de nós, sujeito as vicissitudes da vida. O sofrimento o atingiu de um modo natural e orgânico como afetaria qualquer um de nós. Portanto o sofrimento deixa de ser categorizado na ordem do "mito" e nos conectamos imediatamente ao homem.


Estar diante de um Rembrandt  é impossível ao espectador não entrar em devaneio, sonhar acordado e divagar diante de seu chiaroscuro, da qualidade evocativa de suas luzes e sombras.  O significado da sua obra esta muito além do emprego adequado e genial da técnica. Tem algo que transcende toda a explicação teórica, toda critica e conhecimento racional sobre aquilo que ele produziu. Somente tendo a oportunidade de conhecer pessoalmente suas obras é possível ter um certo entendimento sobre seu significado. 





 
A Woman bathing in a Stream (Hendrickje Stoffels?), 1654









*Gravura- técnica que se utiliza de matrizes de superfície dura como madeira, pedra ou metal - onde sao feitas incisões, corrosões e talhos com instrumentos e materiais especiais. Depois de preparada a matriz o artista faz impressões sobre papel (ou outro material). Geralmente as gravuras tem tiragem limitada em exemplares iguais, numerados e assinados. A primeira impressão, chama-se prova de estado ou prova do artista. Existem diferentes tipos de gravuras em função do material empregado: litografia (matriz em pedra), gravura em metal, xilogravura (madeira), serigrafia.
** A obra que ilustra este texto: The Three Crosses,1653. (385mm x 450mm)
Nesta cena bíblica Rembrandt mostra a crucificação de Jesus no Monte Golgota. Toda a composição foi desenhada com ponta seca e buril diretamente sobre a chapa de metal (matriz).
A técnica de gravura utilizada foi a agua forte.

5 comments:

  1. É sempre muito importante preservarmos a memória enaltecendo esses gênios da história da humanidade.
    Cadinho RoCo

    ReplyDelete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Cheguei até seu blog através de um comentário seu que li no portal PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL.
    -
    Gostei muito de tudo que li e vi aqui, pretendo voltar sempre!
    -
    Parabéns pelo blog e pelo privilégio (inveja!) de ver obras de Rembrandt de perto.
    -
    Saudações diretas do sertão de PE
    Tárcio Oliveira
    www.tarcioviuassim.blogspot.com
    www.nacaocultural.pe.gov.br/tarciooliveira

    ReplyDelete
  4. Parabéns pelo que você escreve, adorei seu espaço...

    A pintura é magnífica e foi legal conhecer um pouco mais sobre Rembrandt.

    Lidiane
    http://liddyoliveira.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. Anonymous7:24 pm

    Good dispatch and this enter helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.

    paxil

    ReplyDelete