Friday 29 January 2010

Holanda, o país das águas


                                 Zaanse Schans, Nederlands. Foto by Monica Cella
                       

Holanda, o país das águas


Holanda da Golden Age, de Rembrandt e Van Gogh, da Cia das Indias Ocidentais...
Holanda dos diamantes e das tulipas, de Piet Mondriaan e suas paisagens de linhas retas e cores primárias, ordem e harmonia.
Holanda das águas...
Imagens recorrentes na cultura dos Países Baixos (termo correto para a Holanda).
Porém algo está faltando, algo que chama rapidamente a atenção de quem mora aqui. A natureza e suas paisagens aquáticas e geométricas. Compostas com ordem, ritmo e harmonia.
Vistas do alto são formadas por quadrados, retângulos e tiras de diversos tamanhos. Grandes áreas verdes de todos os tons possíveis, ocres, marrons e beges. Um deleite pra um olhar atento e sensível, algo como apreciar arte. Um jogo de cores que se situa entre as luzes de Rembrandt e as cores de Van Gogh.Remete diretamente a Mondriaan e assim fica claro de onde vem sua obra ordenada e metódica.
São os famosos polderes holandeses. Uma característica tipicamente local, não tão popular quanto tulipas, bicicletas ou tamancos de madeira, mas infinitamente mais importantes e vitais.
Polder não é uma palavra muito conhecida, especialmente pra quem vem (como eu) de um país como o Brasil com território gigantesco e muito longe desse tipo de problemas.
Mas a curiosidade me move, e fui atrás para saber um pouco mais sobre o mundo das águas dos holandeses, seus polderes, diques e barreiras.
Os polders são uma construção tecnológica, uma obra de engenharia hidráulica, que juntamente com os diques e barreiras salva a Holanda da inundação pelas águas.

È isso mesmo, inundações!



     Imagem aérea dos polderes holandeses- photo by  Peter van Bolhuis - http://petervanbolhuis.nl/  -      http://www.pandion.nl/ 


                                                       
                                                                                         
Grande porção de seu território está abaixo do nível do mar o que o torna vulnerável as mudanças do clima, sobretudo de tempestades, chuvas, provocando transbordamento de rios e marés altas.
Há muitos anos atrás quase toda a região ocidental era praticamente tomada pelas águas.
Ao longo do tempo o mar invadiu repetidamente suas terras, causando estragos, perdas e desastres. Para se proteger e alargar as áreas férteis foram construídos diques e polders.
No século XI os diques serviam apenas para fazer uma barreira contra a invasão das águas marinhas.
Mais tarde entre os séculos XV e XVII foi iniciada a construção de inúmeros diques a fim de protegerem a costa das águas do mar, e desse modo possibilitar o cultivo dessas terras.
Sem dúvida, uma marca tipicamente holandesa e que merece destaque e louvor é a luta desse povo contra as águas. O desenvolvimento do país teve como determinante a questão das águas e tudo por aqui, da cultura a economia, e até mesmo o caráter nacional, passa por essa questão.
Após a conclusão dos diques foi necessário enxugar as terras tomadas ao mar, para esse fim então foram utilizados os famosos moinhos de vento holandeses, que bombeavam a água de volta para o mar. Faziam o trabalho de secagem das terras, nascendo assim os polderes, que nada mais são do que fatias de território tomadas do mar, (de rios, lagos ou lagoas) e drenadas a fim de serem cultivadas pelo homem. A drenagem também era feita através de canais transversais, sendo estes a característica forma da paisagem local.
O ano de 1916 marcou definitivamente o futuro dos Países Baixos. Uma grande enchente na região de Zuiderzee (Mar do Sul, que é atualmente o lago de água doce Ijsselmeer),determinou implementação de um projeto que há tempos esperava por concretização. A construção do grande dique Afsluitdijk que separou o Noordzee (Mar do Norte) do Zuiderzee e ligou as duas províncias, Holanda do Norte e Frísia. O dique tem 32 km de comprimento, está 7,2 m acima do nível do mar e sobre ele passa uma auto-estrada com duas pistas e uma ciclovia.




                    Afsluitdijk, o Grande Dique construído entre 1927 e 1933
                    (foto do google maps: www.placemarketing.nl



 No ano de 1953 houve outro acidente climático, grandes inundações onde as marés altas e um furacão destruíram  um dique de proteção no sudoeste do país (onde se encontra o delta dos rios Reno, Escalda e Mosa) causando a morte de milhares de pessoas e destruindo mais de 160.000 hectares de terra.
O fato foi determinante para que as autoridades revissem o sistema de proteção, empreendendo o maior projeto hidráulico de contenção das águas.
O Projeto Delta (Deltawerken).
Demorou 30 anos para efetivarem completamente o projeto composto por várias obras.
Como o fechamento das saídas para o Mar do Norte com a construção de numerosos e potentes diques e encurtou a costa em 700km. Por outro lado possibilitou a criação de uma rede de transportes que inclui rodovias, pontes e barragens facilitando a comunicação entre a região e diversas cidades dos Países Baixos.
Atualmente a Holanda conta com um  sistema especial de controle das águas chamado Waterschappen ou Hoogheemraadschap. São conselhos sobre o gerenciamento das águas em todo território holandês, onde são mantidos sob controle diário, o nível das águas dos canais, polderes, controle de diques, e de todo os sistema de proteção existente.
O controle das águas marca profundamente o caráter dos holandeses, sua vida diária é influenciada por essa questão tão presente na história do País. Os polderes fazem parte do patrimônio holandês e assim se constitui uma de suas preciosas riquezas, não só pelo orgulho nacional de vitória contra as forças opressivas da natureza, mas como algo incorporado no inconscente coletivo de todos.

*Abaixo esquema do posicionamento geográfico do Grande dique Afsluitdijk.

As partes em verde claro são o território já existente antes da interferência, as partes em verde escuro, as novas áreas adquiridas do mar (polderes); laranja claro as cidades que já existiam; laranja forte as novas cidades. Acima à esquerda, em azul claro o Mar do Norte e em azul escuro o Mar do Sul que agora se tornou uma lagoa de água doce (Ijsselmeer).





                                         photo from : http://www.zeeburgnieuws.nl/



*Polderes e seus campos de tulipas cortados por inúmeros canais de drenagem. 


Photo by Martin Kers- http://www.martinkers-foto.nl/



                          Zaanse Schans, Nederlands -  photo by Monica Cella


Sites de pesquisa:


* Os créditos da fotos estão no rodapé das mesmas, algumas retiradas do site Polders the scene of Land and Water (o primeiro da lista abaixo)
Some photos are from Google images with the respective credits to the authors



Curiosidades:
  • O nome correto em português é Países Baixos (Nederland, em holandês).  O termo Holanda é incorreto, mas popularmente usado para se referir ao país. Na verdade é o nome de 2 regiões: Noord Holland e Zuid Holland
  • A Holanda tem mais de 3.000 polderes
  • O aeroporto de Schiphol, em Amsterdam está a 4,5 metros abaixo do nível do mar;
  • Muitas cidades, praças, rios e lagos represados têm no nome uma referência a água: Amsterdam, Rotterdam, Dam Square - Dam=dique
  • A arquitetura tem forte influência da "questão polder", isso se reflete na forma dos prédios, ruas e casas através do padrão, do ritmo evidente em sua disposição;
  • Fala-se no "Modelo Polder holandês" se referindo ao processo de organização e método na resolução de todo e qualquer assunto: tudo é discutido antes e ouvidas todas as partes em questão;
  • A palavra polder em holandês é usada como referência a todas as coisas típicas holandesas;
  • A autoria do projeto do dique Afsluitdijk é de Cornelis Lely;
  • A província de Flevoland passou a existir somente após o ano de 1949,
  • A natação é um esporte presente em todas as escolas. Num determinado ponto do aprendizado as crianças começam a prática vestidas, experenciando técnicas de salvamento;
  • Golden Age foi um período na história dos Países Baixos entre 1500 e 1700 em que o país se tornou um potência destacando-e no comércio, cultura, ciências.


Amst, 29 de Janeiro 2010.

10 comments:

  1. Anonymous8:45 pm

    adorei a pesquisa!valeu!!!

    ReplyDelete
  2. Anonymous6:05 am

    Incrível como a força de um povo, movido pela necessidade de sobrevivência, pode transformar um problema em solução.

    ReplyDelete
  3. E tem um diatado que diz assim:

    "Deus criou o mundo e os holandeses criaram a Holanda".

    (rsssss...)

    ReplyDelete
  4. Anonymous9:50 pm

    Muito boa a pesquisa!Parabéns! Meu sobrinho estava estudando para prova de Geografia e com essa matéria deu pra entedermos bem o que são Polders! Ainda bem que existem pessoas que nos transmitem informações úteis! Obrigada!

    ReplyDelete
  5. Anonymous4:07 am

    Estava buscando saber mais sobre a Holanda,seus diques,polders sua historia e com muito,muito orgulho mesmo, encontro essa menina Brasileira que mora e ama Amsterdam, essa cidade linda e magica.
    Sua pesquisa e as informaçãoes são maravilhosas,parabens parabens.Essa menina brasileira é minha irmã querida , te amo muito.

    ReplyDelete
  6. Obrigada pelos comentários!
    Marta minha querida irmã, rssss...
    esqueceu de assinar, mas agora tá identificada
    beijão te amo!
    monica

    ReplyDelete
  7. Anonymous2:49 am

    Sou professora de geografia e dadorei a informção ,objetiva e precisa para os meus alunos de 8 série. Como é bom essa tal de net....

    ReplyDelete
  8. Anonymous1:06 am

    Parabéns, um dos melhores, se não for o melhor site encontrado, que passa informações corretissimas e de muito facil entendimento !
    abs :D

    ReplyDelete
  9. Anonymous12:27 pm

    Muito bom. Parabéns. Os Países Baixos são um exemplo de superação, não somente de libertinagem.
    Léo

    ReplyDelete
  10. Leo,obrigada por seu comentário
    Os Paises Baixos são erroneamente identificados com libertinagem, um equívoco alimentado pela mídia. Na verdade é um país com muitas regras e por causa disso muitas coisas por aqui funcionam de forma muito organizada e planificada o que significa que todos tem acesso aos requisitos básicos: sáude, educação, moradia e alimentação colocando-o entre os países com um alto padrão de qualidade de vida.O que acontece na real é que a cultura do país trata de assuntos tabus com franqueza e honestidade o que pode ás vezes chocar modos diferentes de ser, obrigada por visitar o blog! volte sempre

    ReplyDelete