Monday 5 November 2012

Museumnacht em Amsterdam


comemorando as artes, com arte!






Acontece em Amsterdam todos os anos no primeiro Sábado de Novembro o Museumnacht (Noite dos Museus). Por volta de cinquenta museus da cidade ficam abertos das 7 da noite às 2 da manhã com uma programação especialmente feita para a data. Esse foi o 13º ano do evento. 
Uma festa para o deleite dos sentidos,  alegria para os amantes das artes e uma oportunidade para aqueles que não tem o hábito ou tempo suficiente pra ir ao museu. Aos apreciadores das mais variadas modalidades de arte como pintura, música, poesia, performance, o convite é irresistível. 
A idéia é atrair o público a fim de celebrar a arte, quebrar a barreira entre espectador/arte/artista, em última instância propiciar o encontro do público com a arte nas mais variadas formas. O evento foi criado inicialmente focando o público jovem na faixa de 18-35 anos e também um público novo, aqueles que talvez não tem – ainda -  o hábito de ir a museus, a fim de incentivar, estimular o contato e interação com as artes. 
A abordagem da programação tem clima de festa e gira em torno da celebração cultural. Apreciar arte de forma descontraída, leve e solta, sem barreiras pseudo-intelectuais que muitas vezes afastam o público dos lugares onde a arte acontece. O museu se oferece como um lugar de acesso livre, convidativo, um lugar de experiências. Atividades que envolvem o espectador como um agente ativo na apreciação/entendimento da arte. 
Concertos, workshops, tours guiados, performances, DJs, comidinhas e bebidas, tudo à disposição para tornar o evento mais atrativo entre um e outro museu. 
Juntar um grupo de amigos para fazer alguns lugares é uma idéia legal, mas escolher entre tantas opções pode te deixar  hesitante. Com um pouco de informação e programação antecipada fica mais fácil fazer as escolhas certas. Afinal rodar a cidade tentando fazer 50 lugares é impossível. 
Outra super dica que funciona muito bem é ir de bicicleta. A maioria dos museus se encontram na grande área central, ir de um lugar a outro de bike é tarefa fácil, rápida e divertida. A prefeitura disponibiliza tram, metrô e ônibus de graça para quem é portador do bilhete especial para o Museumnacht. Mas convenhamos, perder seu precioso tempo esperando pelo tram ou ônibus numa noite em que tempo é lucro (lucro cultural, claro!) não é nada atrativo, certo? Portanto deixe-se envolver pelo clima da festa e da cidade, pegue sua bike e se jogue na noite.
Para os festeiros de plantão a festa continua após as 2am em muitas after-parties espalhadas pela cidade.
Os tickets custam 17,50 euros com entrada válida em todos os museus, transportes especiais e descontos nas after-parties. Podem ser adquiridos pelo site do evento Museumnacht ou no UITBURO na Leidseinplein. Comprá-los com antecedência é boa opção já que o público prestigia o evento. Seu ingresso será trocado por uma pulseirinha no primeiro museu que você visitar dando-lhe acesso a todos os demais museus. O ticket continua valendo após o MUSEUMNACHT para você visitar um (apenas um) museu de sua escolha dentre os participantes (menos o ArtisZoo) até o final do ano corrente.



                                                    HERMITAGE MUSEUM


SINAGOGA PORTUGUESA: concerto de música erudita com iluminação a luz de velas (não existe iluminação elétrica na Sinagoga)


                                                    HERMITAGE


                                                    STEDELIJK


Alguns museus participantes: National Rijksmuseum, Stedelijk Museum, Tropenmuseum, Foam, Science Center NEMO, Artis Royal Zoo, Amsterdam Museum, Hermitage e Jewish Historical Museum, Anne Frank House, Bijbels Museum, Allard Pierson Museum, Diamant Museum, De Appel Centre Arts, etc, etc...
Aquia lista completa de2012. 

No comments:

Post a Comment