The Night Watch é um emblema na arte holandesa. Uma
das obras mais procuradas pelo público e com certeza uma das mais
importantes e complexas da história da arte. Mas, sobretudo uma das marcas mais ousadas do mestre Rembrandt, um dos mais
controvertidos mitos na história da arte.
É um grande retrato de grupo pintado no século 17 (1640/42). A Companhia da Guarda Civil do Capitão Frans Banning Cocq que se prepara, segundo
as ordens do capitão para um desfile. Mas se tratando do mestre Rembrandt vai
muito além de um simples retrato. Transformou o tradicional retrato holandês de
grupo, estático e pomposo, em uma cena cheia de movimento, luzes, brilhos e
cores. Inovou não só na técnica, ousada para a época, mas acrescentou significados
que transcendem o puro virtuosismo. Ao longo do tempo a obra foi estudada e
analisada inúmeras vezes, trazendo contribuições e diferentes pontos de vista
para sua interpretação.
Na verdade a obra tem uma história tão turbulenta quanto o
aglomerado de gente que se acotovela diante dela no Salão de Honra (Hall of Honour) no Rijksmuseum em Amsterdam, onde está exposta.
A começar pelo nome como é popularmente conhecida, que na
verdade é um equívoco. Nada tem de “night”
ou “watch” na cena. Recebeu o apelido
por volta do final do século 18.
Em português Night
Watch seria Ronda Noturna. Uma prática destinada a proteger a cidade, em
tempos de lutas pelo domínio (mas isso era lá pelos séculos 15/16). Acontece que no
tempo em que foi pintada, século 17, já não servia mais como outrora. Suas
reuniões tinham mais um fim social do que outro qualquer. Quando ganhou o
apelido de Night Watch pelos críticos
e público a obra tinha sofrido muitas alterações por parte de negociantes de
artes e até colecionadores. Com o intuito de protegê-la da sujeira foram
adicionadas camadas e mais camadas de verniz tonal sobre a superfície. A
pintura foi adquirindo um tom escuro o que levou a pensar que a cena se passava
de noite. Somente em 1947 a
obra foi devidamente restaurada trazendo a tona sua cor e brilho originais,
como de fato era há 300 anos antes quando deixou o atelier de Rembrandt.
Revelou-se então que a cena na verdade se passava durante o dia. E passaram
então a chamá-la de Day Watch, o que certamente não vingou.
Outras palavras...
A obra é de grande impacto visual. Assim que seu olhar a
encontra você percebe e sente que algo maior está acontecendo ali. De grandes
proporções (379.5cm × 453.5cm), esteticamente dramática por conta do chiaroscuro (uso gradual de luz
e sombras) que Rembrandt sabia manipular tão bem - e ao seu modo. A cena é
repleta de energia, vida e movimento. O som do tambor que anuncia a iminência
do desfile, as armas e mosquetes tilintando, os dois personagens principais discutindo as ordens a serem dadas, as vozes de excitação dos homens,
o cão latindo, as crianças gritando. A sensação de movimento é ampliada por
conta das linhas diagonais e contrárias em ambos os lados. Cheia do esplendor exuberante
do barroco. Rodeada de uma aura de
mistérios, controvérsias e simbologia.
Historiadores, biógrafos e estudiosos de Rembrandt
especularam incansavelmente sobre suas obras e sua vida. Ronda Noturna foi uma
das obras mais controvertidas segundo esses críticos. Alguns deram um tom mais
romântico aos acontecimentos que a cercaram. Outros, um estudo mais
pragmático focando tão somente as características técnicas e formais da
pintura.
Sem dúvida a obra quebrou paradigmas na época, afinal o retrato
de grupo clássico holandês era formal e dignificava a aparência, o status e
condição social de seus integrantes. Rembrandt quebrou tudo isso, ousando na
unidade da composição, ao invés de detalhar cada personagem. A encomenda foi
paga rateando o custo entre os membros da Guarda Civil, como era o costume. Segundo a ordem de
importância dos retratados: quem importava mais, pagava mais, aparecia mais.
Algumas teorias dizem que a obra foi mal recebida pelos
integrantes da Guarda Civil devido ao choque do inesperado e renegada a um
lugar obscuro. Outros dizem que após Ronda Noturna a vida profissional do
artista decaiu drasticamente e que ele não teria recebido mais nenhuma
encomenda. Retirando-se do convívio público e se libertando de vez dos dogmas
da arte. Fazendo somente o que lhe convinha.
De fato após a entrega da obra em 1942 a carreira do mestre
sofreu algumas mudanças. A falta de registros e dados concretos a respeito
desse período contribuiu para a criação do mito e do enigma que se criou. As explicações são as mais
diversas: Rembrandt perdeu sua esposa Saskia bruscamente, logo após a conclusão
da obra (após três perdas anteriores de seus filhos). A chegada do Classicismo, importado da França, também pode ter
contribuído para excluir as ousadias e intransigências da pintura do mestre do
gosto popular. A elite de então pode ter preferido o gosto mais aveludado e delicado da arte de Van Eyck ao invés da profundidade de Rembrand. Os tempos mudavam.
No livro Rembrandt's Nightwatch: the Mystery Revealed, do pintor
e arte historiador Georges Boka as idéias vão mais longe e muito além das
aparências. Segundo o autor, Rembrandt fez duas composições que se sobrepõe. Na
primeira composição, a evidente encomenda, segundo as diretrizes do retrato do
grupo. A outra, nas entrelinhas da totalidade, escondida entre a multidão e o
barulho, Rembrandt quis fazer uma homenagem a sua família trazendo
à cena sua amada Saskia e seus três filhos (os quais já tinham morrido). Imortalizando-os
através de sua obra. A teoria de Boka se baseia em estudos puramente empíricos.
Ele traça algumas linhas sobre a pintura e através de suas intersecções constrói
um raciocínio que nos leva a encontrar os personagens escondidos na obra. Na
linha principal a qual ele chama de Linha da Vida passam todos os entes
queridos do mestre, inclusive ele mesmo num auto retrato. A menina iluminada em
dourado seria a própria Saskia de acordo com similaridades encontradas em
outras obras em que ela foi retratada pelo artista. As crianças estariam logo
atrás da figura dela, mais sugeridas do que claramente visíveis. O próprio
Rembrandt apareceria duas vezes na obra. Outras hipóteses acrescentam inclusive
símbolos da cabala na interpretação da obra.
Mas isso tudo são apenas especulações sem nenhum fundamento
concreto, idéias baseadas apenas em suposições.
Outros estudiosos mais acadêmicos como o historiador de arte
americano Seymor Slive, especialista na arte barroca holandesa, põe abaixo
todas as teorias românticas e especulativas sobre o assunto. Ele acredita no
gênio criativo de Rembrandt. Sua análise
é fundamentada em fatos históricos concretos e no aspecto pictórico da obra. Apesar
de ter sido de fato ousada para a época, não há absolutamente nada que
demonstre a insatisfação dos integrantes da Guarda Civil. O Capitão Banning
Cocq teria inclusive uma aquarela de Ronda Noturna em seu álbum pessoal. Os
lugares onde a obra permaneceu depois de entregue foram aqueles para os quais estava
destinada, lugares de honra e orgulho. Rembrandt recebeu cerca de 1600 florins
pela obra e algum tempo depois o Príncipe de Orange lhe pagou 2400 florins por
duas obras menores. O que atesta a popularidade do artista e não sua exclusão
do meio como muitos atribuem. O mito foi criado em torno da falta de
documentação, de dados concretos a respeito da obra e vida do pintor. Um fato
comum na Holanda daquele período.
O fato que permanece além do mito, do tempo e do folclore é a presença da obra de Rembrandt entre nós. Além do aspecto físico, além da técnica, das
tintas e do virtuosismo. Ele nos deixou um legado através de sua obra. Estar
diante de um Rembrandt, olhar através das qualidades evocativas das sombras e
luzes é perceber o grande homem que existiu ali. A dignidade e humanidade de
seus personagens nos falam coisas que somente os grandes mestres têm o poder de nos
despertar.
*Os personagens principais da obra são o capitão Frans
Banning Cocq (de vermelho), seu tenente (de amarelo) e a garotinha iluminada em
dourado. Acredita-se era ela a mascote do grupo.
*O nome
original da obra é Nachtwacht
Company of Captain Frans Banning Cocq and Lieutenant Willem van Ruytenhurch.
*O retrato figuram 18 membros da guarda civil, mais 16
personagens anônimos acrescentados por Rembrandt para dar mais movimento a
cena.
*A Companhia é liderada pelo capitão Frans Banning Cocq - vestido de preto, com uma faixa vermelha; e pelo tenente Willem van Ruytenburch - vestido de amarelo;
*Rembrandt
acrescentou o emblema tradicional da Companhia simbolizado na garota. Ela é uma
espécie de mascote: as garras de uma galinha morta em seu cinto representam os clauweniers/kloveniers (arcabuzeiros,
soldados que usam uma arma chamada arcabuz), ela também carrega o chifre de
bebidas dos kloveniers, a cor amarela representa a vitória. O homem na frente
dela está usando um capacete com uma folha de carvalho, um tema tradicional dos
Kloveniers. A galinha morta também é utilizada
para representar um adversário derrotado.
*Por causa dos “estragos” feitos pelo verniz a obra esteve
protegida de ataques diversas vezes por pessoas mentalmente perturbadas. Devido as camadas de verniz, a superfície tornou-se tão dura que impediu que a obra
fosse destruída.
*Ronda Noturna foi encomendado e projetado para o Grande Salão
do Kloveniersdoelen, em Amsterdam, onde permaneceu até 1715 quando foi
transferido para a Câmara Municipal da cidade, na Praça Dam. Originalmente era
um pouco maior. Como não se adaptava ao espaço na Câmara Municipal foi cortado em
três lados para se encaixar no local. A tela original deve ter medido cerca de
400 por 500
centímetros .
*Uma cópia de Night Watch pintada por Gerrit Lundens (c.
1655) após a original ser entregue e demonstra como a obra era muito mais
dinâmica e coesa antes das alterações. Esta obra pertence ao National Gallery
em Londres.
No comments:
Post a Comment