terça-feira, 20 de maio de 2008

DA SÉRIE: BRINCADEIRA DE CRIANÇA

EU TAMBEM QUERO BRINCAR
AST
CIRANDA DA PAZ ACS/TELA


LUGAR DE BRINCAR /AST



UM POUCO SOBRE CRIANÇAS

No lúdico mundo das crianças, não existem regras ou leis e a imaginação permite todo tipo de brincadeiras, onde tudo é possível.Um novelo de lã vira copo, uma lata vazia um sapo, um pedaço de papel um brinquedo, uma pessoa vira bicho.As barreiras são inexistentes e todos os seres participam da grande brincadeira, conectados pela mágica e pelo sonho.Brincar traz à tona um rico material inconsciente, que precisa ser elaborado e trabalhado pela brincadeira e através dela. A criança resgata esses conteúdos e os traz pro mundo real em forma de fantasia.O brincar é onírico também, e traz elementos do inconsciente pra fazer parte do acontecimento naquele momento.
A criança precisa brincar de diversas formas, com diferentes elementos.Brincar sozinha e com amigos.De correr, pular e saltar esconde - esconde, pega-pega.Cada brincadeira tem sua dinâmica própria e traz questões e conteúdos diferentes a serem vivenciados. Diferentes materiais precisam estar ao seu alcance para que possa experimentá-los e usá-los de diferentes maneiras.A imaginação deve ser estimulada e devemos proporcionar a elas toas às condições pra que possam usufruir as mais variadas situações, que permitam a elas expandir seu potencial emocional e psíquico.
Os primeiros anos na vida de uma criança são importantíssimos, pois todas as experiências que proporcionamos a elas formam a base através da qual abrir-se-ão janelas de oportunidades e de aprendizado futuro.
A criatividade na imaginação de uma criança está o tempo todo em ação.Enquanto pequenas elas não tem um pré-julgamento das coisas e dos seres e permitem-se todos tipos de experimento, sem medos ou censura.A liberdade do ser em sua plenitude.
Temos uma infinita responsabilidade por elas, e as moldamos conforme nossas atitudes e comportamentos. É necessária uma permanente atualização de nossas questões íntimas para que possamos acompanhá-las dia a dia em sua jornada e crescimento. A importância de cuidarmos das nossas crianças, nos preocuparmos com o ambiente onde vivem, com quem ficam a maior parte do tempo, quem está ao lado delas quando não estamos nós pais.Cabe a nós mantermos acesa a chama que brilha dentro de cada uma delas e orientá-las em seu caminho como seres de luz que são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário