segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dia da Rainha (Koninginnedag) na Holanda





Um país na cor laranja...


Semana que vem aqui na Holanda acontece uma festa de arromba! A festa mais esperada do ano para os holandeses: Queen's Day (Koninginnedag) ou a Festa da Rainha.
A Holanda é uma Monarquia parlamentarista, atualmente tendo a Rainha Beatrix no trono.
A data na verdade celebra o aniversário da Rainha Juliana, já falecida e mãe da atual Rainha Beatrix. Quando a Rainha Beatrix assumiu o trono no dia 30 de Abril de 1980, ela instituiu a data (que antes era móvel, de acordo com o aniversário de cada monarca) como data fixa para a celebração. O que agradou muito os holandeses porque a data de aniversário da Rainha Beatrix é 31 de Janeiro, no auge do inverno portanto sem condições de festejar ao ar livre.



A festa tradicionalmente começa na noite anterior com diversos shows e festas programados por todas as cidades da Holanda. Música, alegria e diversão, esse é o tom da festa.Todos esperam com muita expectativa, especialmente aqueles que adoram a vida noturna. Muitas festas acontecem ao ar livre e as pessoas transitam de balada em balada, até o raiar do dia.
Uma semana antes a gente já pode ver uma certa preparação nas ruas, algo como uma demarcação de terrritório: fitas ou giz de cal marcando um espaço nas calçadas, com um nome ou letra escritos. Nas janelas das casas/apartamentos térreos, avisos em uma folha de papel “espaço reservado para o Dia da Rainha”. Tudo isso porque uma das coisas mais típicas dessa festa é vender/comprar. Funciona assim: nesse dia todos e qualquer um podem vender o que quiserem sem pagar impostos. Então as ruas viram um comércio imenso, inacreditável. Todos colocam suas quinquilharias à venda. Isso mesmo, tudo o que se tem em casa, guardado lá no sótão, velharias, ou aquilo que não querem mais. Organizam uma mesa, ou mesmo um pano estendido no chão e ali distribuem as coisas, tal qual uma grande feira, um bric brac ao ar livre. Você pode encontrar as coisas mais estranhas, mas simples ou até objetos de arte. Louças antigas, usadas e descartadas, objetos de decoração, brinquedos, aparelhos domésticos, livros de todas as espécies, tamanhos e línguas, dvd’s, antigas fitas cassete, bonecas de louça e bibelôs, bolsas, roupas e calçados usados ao montes.
É inimaginável o que se pode encontrar pelas ruas, vende-se de tudo: de água mineral até massagem. Todas a ruas tem milhares de tendas, cada uma vendendo suas “mercadorias”. O famoso Vondelpark em Amsterdam fica intransitável de tanta gente. Mas é lá que as crianças tem seu espaço garantido. Você poderá ver muitas delas se apresentando: tocando um instrumento, dançando, cantando, vendendo joguinhos, bebidinhas ou snacks.
Os lojistas que não são bobos, também aproveitam e colocam para fora das lojas seus estoques antigos e assim também podem vender sem pagar nada de imposto nesse ùnico dia.

A cidade fica laranja, tudo e todos se colorem com a cor nacional da familia real holandesa (símbolo da dinastia de Orange, que teve início com Guilherme I de Orange, cerca de 1544). Caras pintadas, camisetas, chapéus, vestimentas inteiras, bandeiras, etc.Um mar de laranja. A bandeira da holanda aparece em todos os lugares. Os canais ficam apinhados de barcos enfeitados de laranja, claro! Cheios de pessoas de todas as tribos possíveis, embalados com música alta e muita alegria. Em alguns pontos da cidade não dá pra passar tamanha a quantidade de gente, principalmente Amsterdam que recebe pessoas de outras cidades da Holanda.

Mas todo esse agito tem o completo amparo da polícia e muitas ambulâncias ficam de prontidão pra qualquer tipo de ocorrências, tudo muito organizado e prático de acordo com o jeito holandês.
É também muito engraçado quando você vê tudo isso pela primeira vez, um misto de estranheza e diversão juntos.
No final do dia, as pessoas recolhem suas coisas, e o que não querem mais deixam alí mesmo pra quem quiser pegar.
Logo, logo a cidade está limpa outra vez, os caminhões da limpeza passam rapido limpando e organizando a cidade pro outro dia.

*Dia 30 de Abril 2011, O Dia da Rainha na Holanda


*Site do Dia da Rainha : http://now.iamsterdam.com/english

Fotos:

                                                    Foto by Monica Cella


                                                    Foto by Monica Cella


             Evenement in Amsterdam: Koninginnedag - Koninginnedag Amsterdam 2008 © Flickr.com
             Foto from Google Images, website:http://www.youropi.com/nl

Um comentário:

  1. Olá!
    Então quer dizer que, por exemplo, como faço algum artesanato, posso ir a Amsterdam e tentar vender algumas das minhas peças nesse dia? Qto tempo antes terei que demarcar o espaço para mim? Poderias informar-me? bjos e obg
    Mércia Faustino

    ResponderExcluir